segunda-feira, 25 de maio de 2015

A trajetória do Gamão: a evolução dos jogos de tabuleiro

Oi, o meu nome é Ettore Reginaldo Tedeschi e, além de empresário na área de mineração, sou um amante de gamão. Vamos conversar sobre o assunto?!
Escavações arqueológicas apontam que os primeiros jogos de tabuleiro encontrados datam centenas de anos a.C.. Acredita-se que o mais velho deles seja o Senet, encontrado no Antigo Egito, cerca de 3500 a.C. e 3100 a.C., nas tumbas da Pré-dinastia e da Primeira dinastia. Assim como o xadrez moderno, o gamão faz parte dos jogos de percurso, ou seja, quando o objetivo é atravessar as peças por um tabuleiro.

Tabuleiro de Gamão
Por isso também, historiadores apontam que o Gamão seja uma versão posterior, já que também havia o controle de peças pela rolagem de dados. No entanto, uma outra vertente histórica aponta o Jogo Real de Ur como antecessor do Gamão. Por conta de escavações feitas no Irã, onde foi encontrado um jogo similar, com dois dados e 60 peças, por volta de 3000 a.C..

Outros registros históricos apontam que a evolução do gamão se deu no ano 600 a.C., uma versão romana com regras semelhantes as atuais: dois jogadores, um com a cor preta e o outro com a branca, cada um com 15 peças, um tabuleiro com 24 casas triangulares, além de dois dados de seis faces, sendo o vencedor quem conseguir tirar todas as suas peças do tabuleiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário