terça-feira, 14 de julho de 2015

Estratégias para o jogo de gamão



















Na última postagem, Gamão: um tabuleiro que avança milênios, contei um pouco da história desse ilustre jogo. Agora, em um relato mais avançado, trarei estratégias para o sucesso em uma partida. Ao contrário do que se pensa, em primeiro momento, o gamão não é só um jogo de sorte ou azar, já que depende do lançamento de dados. Isso, inclusive, torna essencial a habilidade dos jogadores, encurtando o jogo.


A estratégia básica é chamada de Blitz, ou seja, já que vence quem primeiro remover suas peças (checkers) do tabuleiro, a essência é simples: você não precisa interagir com as peças do adversário, já que, dependendo dos resultados do lançamento dos dados, pode planejar seus movimentos para que você remova suas própria peças para fora do tabuleiro, apenas contornando os blocos em seu caminho.

A segunda da lista é golpear os "blots", campos tomados por uma das peças do adversário, com as suas próprias peças. Ela é utilizada em jogos curtos de gamão, onde é necessário ser mais agressivo no duelo. A tática coloca as peças adversárias na barra, enquanto você bloqueia os campos em seu próprio tabuleiro interno, complicando a vida do desafiante. Capturar o "blot" representa desacelerar o oponente. Caso você consiga tirar um duplo nos dados D6, a jogada é adianta já que você poderá fazer quatro movimentos, em vez de dois.

Já os Roadblocks, ou bloqueios, são utilizados por jogadores que têm mais experiência como estratégia de construir um "muro" com suas próprias peças, no menor número possível de jogadas. A estratégia bloqueia o movimento das peças do oponente ao selecionar seis campos consecutivos em um ponto que seja importante para os movimentos do desafiante. Para isso, você precisa posicionar duas peças em cada um dos seis campos.

Por último, mas não menos eficiente, a estratégia oposta é uma grande saída para quando o jogador não está no controle do fluxo do jogo. Como solução, a tática cria de uma a duas "âncoras", ou seja, próprias peças em um campo no tabuleiro do adversário, enquanto, no seu próprio campo, cria-se o número máximo de "âncoras". Isso força o adversário a deixar uma peça aberta, em outras palavras, livre para o seu golpe. Além disso, outra vantagem, contando com o lançamento dos dados, caso tire um duplo, destrua a sua âncora e mova-a para mais próximo do seu campo interno.

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