quinta-feira, 30 de julho de 2015

A importância de se ter um hobby















O dia a dia estressante no trabalho, os problemas com os filhos na escola, as demandas da casa e você não sabe mais o que fazer da vida? Está na hora de procurar um hobby. Seja algo que você já fazia na infância/adolescência e proporcionava prazer, seja algo que você sempre quis, mas nunca teve coragem para tentar, procure por algo que faça-o esquecer de problemas, ao menos, durante aquele tempo.

Por mais que o hobby seja objeto de paz, ele não resolverá os seus problemas, mas, sim, será um alívio em meio a eles. O que isso quer dizer? Que o hobby não pode ocupar tempo o bastante para afastá-lo da família e amigos ou mesmo atrapalhar a sua produtividade no trabalho. O motivo é simples: se isso acontecer, a diversão será um novo problema.

Mas vamos ao essencial: após escolher o hobby, pesquise sobre o assunto e encaixá-lo em sua rotina, como uma programação dentro da semana. Pense sempre na atividade como um bem estar, ou seja, como forma de cuidar de si mesmo. Portanto, não exite em investir dedicação, tempo (extra) e, se preciso, dinheiro nesta atividade.

Leia bastante sobre o assunto, seja em sites, livros ou fóruns na internet, assista a vídeos e documentários, se disponíveis, enfim, especialize-se. Caso seja possível, faça parte de alguma associação sobre o assunto, mesmo que virtualmente, para ter com quem falar sobre e manter-se animado na prática.
Dicas de hobbies: prática de esportes em grupo ou individual, coleções (brinquedos, moedas e cédulas antigas, álbum de figurinhas, obras de arte, livros e revistas), pescaria, restauração de carros antigos, aprender um novo idioma, aprender a dançar, musculação, ferromodelismo, carpintaria, aula de arte e cursos de culinária (sommelier em vinhos, azeites e cervejas, por exemplo), aprender um instrumento musical ou aula de canto, curso de fotografia, jardinagem, dentre infinitas opções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário