quinta-feira, 9 de julho de 2015

Você já ouviu falar em Beach Tennis? Saiba como jogar














Como vimos no primeiro texto da série "Conheça as regras do Beach Tennis", o esporte, criado em 1980 e que desembarcou no Brasil em 2008, tem semelhanças com o tênis de quadra que vão muito além do nome. Disputado em praias, naturais ou artificiais, o esporte utiliza as medidas oficiais do vôlei de praia em sua quadra: 16m de comprimento x 8m de largura, com 1.70 de altura para a rede que divide as duas equipes. Geralmente disputado em duplas, o Beach Tennis ainda apresenta uma modalidade não muito convencional com o jogo em "simples" (um contra um), neste caso disputado em quadra menor.


Como equipamento, são utilizadas raquetes de madeira especial, do tipo paddle, além de bolas "soft", como as utilizadas por crianças do "play and stay". Quanto a pontuação, o Beach Tennis segue a mesma contagem do tênis de quadra, exceto com a regra "no ad" (sem vantagem), apenas um serviço e sem let no serviço - quando a bola bate na rede e quem sacou repete a jogada. Segundo a regra, cada jogador (simples) ou dupla só pode tocar na bola uma vez por jogada, com o objetivo de que ela toque a quadra adversária, uma das formas de pontuar. As outras duas formas são: erro na rede - quando o adversário atinge a rede com a jogada - ou desrespeito às regras: tocar a rede com a raquete ou tocar a linha de saque antes do contato com a bola, durante o serviço.

A partida é dividida em sets que são formados por games, seguindo a pontuação do tênis em: 15, 30 e 40. Entretanto, como vimos, não há vantagem, ou seja, quando o game empata em 40, basta uma jogada para definir o ponto. As jogadas do Beach Tennis são herdadas do tênis. Saiba os nomes das jogadas: além do saque, os voleios, também conhecidos como forehand e backhand, - são as jogadas que rebatem o serviço e durante a disputa de ponto. Os voleios têm variações chamadas de drop-shot e lob, enquanto a jogada com maior índice de pontuação é o smash, também considerado um dos mais agressivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário