quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Conheça os benefícios de uma taça de vinho















Segundo a canção de Roberto Carlos, tudo que é bom é Ilegal, imoral engorda, mas esses versos podem ganhar uma outra melodia se em meio a letra adicionarmos uma taça de vinho. Isso porque a bebida que atravessa milênios guarda uma série de benefícios em sua composição, de acordo com diversos estudos. O primeiro deles é promover a longevidade, como aponta uma pesquisa da Escola Médica de Harvard que relaciona o resveratrol, composto da casca das uvas vermelhas, conta com componentes anti-envelhecimento, ou seja, que estimulam a a defesa do corpo contra doenças causadas pelo envelhecimento das células.

O mesmo resveratrol também auxilia na otimização da memória a curto prazo, segundo outro estudo com pessoas testadas 30 minutos após tomar uma taça de vinho. Os dados apontaram que a substância aumenta a capacidade de gravação de palavras e aceleram o hipocampo, setor do cérebro responsável por aprendizagem, emoções e novas memórias. De acordo com cientistas da Universidade da Virgínia, a mesma proteína na casca da uva é capaz de matar células cancerosas ao bloquear a proteína-chave de sua multiplicação.

Se beber uma taça de vinho na companhia de um amor ou de amigos já faz bem para o coração, a boa notícia é que o vinho também reduz o risco de doenças cardíacas. Isso graças aos compostos encontrados em taninos do vinho tinto. A melhora na saúde cardiovascular se dá, principalmente, pelos vinhos produzidos no sudoeste da França e da Sardenha, segundo pesquisa da Harvard School of Public Health. Além disso, o vinho pode diminuir o colesterol ruim (LDL), responsável pelo entupimento das artérias, em até 9%. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário