terça-feira, 2 de junho de 2015

Vinho e exercícios físicos: um brinde à saúde

Oi, o meu nome é Ettore Reginaldo Tedeschi e, além de empresário na área de mineração, sou um amante de vinhos. Vamos conversar sobre o assunto?!


Cuidar da saúde e degustar um bom vinho, quem não se sente atraído por essa deliciosa mistura?! Segundo uma pesquisa realizada pelo Hospital Universitário Palacký, na República Tcheca, a bebida e o bom funcionamento do coração estão associados quando, no meio deles, há a prática de exercícios físicos.

O estudo, que recebeu o nome In Vino Veritas, foi conduzido pelo cardiologista tcheco Milos Taborsky que analisou exames de 146 participantes. Os voluntários foram divididos em dois grupos e degustaram vinho tinto e vinho branco, cada metade, durante um ano, enquanto tiveram dieta e prática de atividades físicas monitoradas.
Milos Táborsky

Os homens ingeriam de duas a duas taças e meia diariamente, por cinco dias na semana, enquanto as mulheres eram submetidas a doses menores, de uma a duas taças, mas com a mesma frequência de dias. Cada copo continha 150ml, sendo a dose máxima para homens de 375ml/dia e, para as mulheres, 300ml.

 Ao fim da pesquisa, os resultados apontaram que os dois tipos de vinho são capazes de trazer benefício à saúde. No entanto, vale ressaltar que somente os participantes que praticaram exercícios ao menos duas vezes na semana obtiveram os dois grandes benefícios ao coração: redução nos índices de colesterol ruim (LDL) e aumento do colesterol bom (HDL).

De acordo com os dados, somente tomar vinho não altera os níveis de colesterol, os níveis de marcadores inflamatórios (proteína C-reativa), bem como glicemia e os triglicérides. Portanto, beba vinho com moderação, mas exercite-se sempre que puder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário